Atividade de História
03/04/2020 ( Turmas 53 e 54 )
03/04/2020 ( Turmas 53 e 54 )
e
08/04/2020 (Turmas 51 e 52)
1º - Ler e interpretar o Texto.
( Quem quiser imprimir e deixar o texto colado no caderno melhor).
2º - Copiar e responder as perguntas no caderno.
3º -
Assistir os vídeos sobre os Jesuítas e a História do Brasil. ( Videos depois das perguntas )
JESUÍTAS NO BRASIL COLÔNIA
Os
jesuítas cumpriram funções de catequização, ensino e produção econômica no
Brasil. Durante a colonização do Brasil pelos portugueses, uma ordem religiosa
cumpriu um papel de destaque na organização social da colônia chamada de “a Companhia de Jesus”, ou simplesmente os jesuítas, como eram freqüentemente conhecidos.
Os
jesuítas foram liderados por Manoel da Nóbrega
chegaram à colônia Brasil em 1549, junto a Tomé de
Sousa, o primeiro governador-geral enviado por Portugal. As principais
funções dos jesuítas ao virem ao Brasil eram evangelizar, catequizar e tornar
cristãos os indígenas que habitavam estas terras.
Na
Europa, o objetivo dos jesuítas era evitar o aumento do número de protestantes.
A Companhia de Jesus havia sido fundada em 1534, pelo militar Santo Inácio de Loyola, no contexto da Reforma e da
Contrarreforma religiosa. Na colônia, pretendiam também impedir que os
protestantes realizassem a catequização indígena.
Para
que a catequização fosse realizada, era necessário que os indígenas aprendessem
a língua portuguesa para a leitura de trechos bíblicos e o ensino da prática
religiosa católica. Um dos nomes mais conhecidos no processo de evangelização
que chegaram até nós foi o do padre José de Anchieta.
Mas
os jesuítas não ensinavam apenas os indígenas mas também aos filhos de colonos,
principalmente dos senhores de engenho, também eram educados por eles. Para
oferecer essa educação, os jesuítas criaram alguns colégios pela colônia, sendo
o mais conhecido o Colégio de São Paulo, em volta
do qual foi fundada a cidade de São Paulo de
Piratininga, atual São Paulo.
A
educação dos colonos era rígida e a disciplina era duramente cobrada. Em caso
de desobediência a alguma norma ou mesmo no erro de alguma lição, os alunos
eram punidos pelos jesuítas com castigos, muitas vezes castigos físicos. O mais
conhecido foi o uso da palmatória, um
instrumento de madeira utilizado para bater na palma da mão dos alunos.
Porém
era diferente com a educação tradicional indígena, baseada na solidariedade e
na cooperação, com os índios mais novos aprendendo com os mais velhos, foram
necessárias algumas mudanças.
As Missões, locais onde os
jesuítas habitavam por vezes com milhares de indígenas, foram necessárias em
muitos momentos abandonar os castigos físicos. Elas estavam localizadas em
várias localidades da colônia, sendo as mais conhecidas as construídas no sul,
na fronteira onde estão Paraguai e Argentina.
As
Missões serviram também para que os jesuítas mudassem os hábitos dos indígenas.
O interesse era que eles passassem a viver de acordo com a cultura européia:
que as famílias fossem tradicionais (pai, mãe e filhos do casal), que eles se
fixassem em um local (grande parte das tribos indígenas era seminômade, vivendo
em constante deslocamento) e passassem a adotar os ritmos e as disciplinas de
trabalho que impunham os europeus. Esse processo ficou também conhecido como
aculturação.
Com
isso, os jesuítas conseguiram que as missões produzissem para seu próprio
consumo, além de fornecerem excedentes que eram comercializados. Toda essa
situação levou os jesuítas a entrarem em conflitos com os colonos que tinham
interesse na escravização indígena. As missões serviam como áreas protegidas da
ação dos colonos, mas também resultaram em fonte de força de trabalho para os
jesuítas que se enriqueceram com a exploração dos indígenas.
Além
do que era comercializado nas missões, os jesuítas conseguiram acumular fortuna
com a posse de enormes extensões de terras e engenhos. Os jesuítas permaneceram
na colônia portuguesa na América até 1759, quando foram banidos das colônias
portuguesas. A venda do patrimônio dos jesuítas garantiu altas rendas para a
Coroa portuguesa, o que mostrou que o poder espiritual dos jesuítas também
havia se transformado em poder econômico.
Responder conforme o Texto.
1) Como eram freqüentemente conhecidos a Companhia de Jesus?
2) Os Jesuítas foram liderados por quem?
3) Qual o nome do primeiro governador-geral enviado por
Portugal?
4) Como era baseada educação tradicional indígena?
5) Quem fundou e quando foi fundada a Companhia de Jesus?
6) O que era necessário para que a catequização fosse
realizada?
7) As missões serviam
como o que?
8) O que era a palmatória?
9) Além dos indígenas, quem também eram educados pelos
jesuítas?
10) Quem foram que enriqueceram com a exploração dos
indígenas?
11) Qual ordem religiosa cumpriu um papel de destaque na
organização social da colônia?
12) Como era chamado o
colégio dos Jesuítas mais conhecido?
13) Como era a educação dos colonos?
14) O que garantiu a venda do patrimônio dos jesuítas?
15) Quais funções os Jesuítas cumpriram?
16) Qual era o objetivo dos jesuítas na Europa?
17) Quais eram as principais funções dos jesuítas ao virem ao
Brasil?
18) Como eram chamados os locais onde os jesuítas habitavam
por vezes com milhares de indígenas?
19) Em caso de quê os alunos eram punidos pelos jesuítas com
castigos, muitas vezes castigos físicos?
20) Quem eram os interessados na escravização indígena?
AS MISSÕES
TRATADO DE TORDESILHAS
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PADRES JESUÍTAS
MISSÕES DE SÃO MIGUEL
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