História 20/03 e 25/03


Atividade de História  

 20/03/2020 ( Turmas 53 e 54 )

25/03/2020 (Turmas 51 e 52)


1º - Ler o Texto e copiar no caderno. ( texto estava em andamento, ver onde parou e continuar).
2º - Copiar e responder as perguntas no caderno.

HISTÓRIA DE XANGRI-LÁ

Até 28 anos atrás, o balneário de Xangri-lá pertencia ao município de Capão da Canoa. A praia emancipou-se através de um plebiscito realizado em 26 de março de 1992. Hoje, é um expressivo município do litoral norte do Rio Grande do Sul, que compreende nove outros balneários: Atlântida, Guará, Praia dos Coqueiros, Marina, Maristela, Remanso, Arpoador, Noiva do Mar e Rainha do Mar (distrito).
É um município do Litoral Norte do RS. Iniciou-se com uma dúzia de fazendas. Fazendas que ficavam entre as lagoas e o mar. A vida, na época era voltada para a lagoa e o campo: o mar além de distante em função do sobe e desce dos altos cômoros, não faziam parte dos interesses dos fazendeiros, pelo contrário precisavam cuidar para que o gado não fosse para a areia salgada e em conseqüência morresse.
Nossas praias começaram a ser modeladas com a estrutura mínima, despretensiosa de ser apenas o lugar de descanso, o lugar onde famílias viessem para passar férias de verão com a privilegio de paz e tranqüilidade, em dias ensolarados, com a imensidão do mar e suas areias fofas à disposição. Os veranistas buscavam, em Xangri-lá, apenas a ansiosa oportunidade de ficar de papo pro ar, em letargia, aproveitando o tempo que a natureza lhes brindava.
Desde os primórdios de criação deste município, foram dados muitos passos em direção ao progresso, muitos valores históricos foram sendo sedimentados, muitos fatos foram sendo transformados, muitos acontecimentos foram se sucedendo.
A origem do nome Xangri-lá vem de uma palavra criada pelo novelista inglês James Hilton (1900-1954), na sua obra Horizonte Perdido, escrita em 1933. Na literatura, Shangri-La é um país imaginário, na região do Tibete, no qual as pessoas que lá chegavam conseguiam conservar a forma física, desde que não mais saíssem do lugar.


Responder:
1.    A quem pertencia o Balneário de Xangri-Lá antes de ele se emancipar?
2.    Quando foi realizado o Plebiscito?
3.    Quantos balneários compreende o Município de Xangri-Lá?
4.    Quantas fazendas tinha quando o município iniciou-se?
5.    Onde ficavam essas fazendas?
6.    Como era a vida na época?
7.    O que não fazia parte do interesse dos fazendeiros?
8.    O que os veranistas buscavam em Xangri-Lá?
9.    Qual a origem do nome Xangri-Lá?
10. O que é Shangri-Lá, conforme a literatura do livro Horizonte Perdido?


IMAGENS PARA OBSERVAR

 AV. PARAGUASSU.


 PRIMEIRA CASA DE XANGRI-LÁ



SABA